Quantcast
Channel: Blog da Comunicação » Especial BGC – 1 ano
Viewing all articles
Browse latest Browse all 14

DESMOND TUTU, O CARISMÁTICO

$
0
0

por Guilherme Freitas
blog@blogdacomunicacao.com.br

O bispo da Igreja Anglicana e Prêmio Nobel da Paz, Desmond Tutu – Crédito: Divulgação

Uma das figuras mais carismáticas e simbólicas da África do Sul é o destaque de hoje dessa sessão sobre ícones do país sede do Mundial de futebol. Desmond Tutu, bispo da Igreja Anglicana[bb], roubou a cena na cerimônia de abertura da Copa do Mundo. Vestindo camisa, gorro e cachecol da seleção sul-africana, Tutu gritou, cantou, dançou e convocou a todos para que unissem e assistissem a Copa. Na partida de estreia dos Bafana Bafana, lá estava ele mais uma vez cantando e torcendo pela seleção. Uma alegria contagiante e emocionante.

Desmond Tutu nasceu em Klerksdorp, no dia 7 de outubro de 1931. Na época do seu nascimento, os negros tinham que ter uma identificação especial e sempre que necessário tinham que mostrar para os policiais brancos. Quando ainda era criança, mudou-se com a família para Johanesburgo e lá estudou na Escola Normal de Johannesburgo. Aos 24 anos, fez um ato de coragem: escreveu uma carta ao primeiro-ministro Johannes Gerhardus Strijdom classificando o apartheid de “política diabólica”. Sonhava em ser físico, mas cursou a faculdade de teologia na King’s College de Londres.

De volta a África do Sul, Tutu foi nomeado decano da Catedral de Santa Maria, em Johannesburgo, em 1975. Foi o primeiro negro a conseguir este feito e anos mais tarde tornou-se secretário-geral do Conselho das Igrejas da África do Sul. Aos poucos foi ganhando fãs e popularidade no país e passou a combater o apartheid junto com outras personalidades negras. Sua luta por uma sociedade igual rendeu um Prêmio Nobel da Paz em 1984 e outras dezenas de honras em todo o mundo.

Após o fim da segregação racial, apoiou a eleição de Nelson Mandela e em 1996 presidiu a comissão de Reconciliação e Verdade, órgão que procurou promover uma integração racial na África do Sul e julgar crimes do regime racista. Atualmente Tutu é idolatrado pela população. É crítico das políticas do governo sul-africano e reclama constantemente dos casos de corrupção e da crescente xenofobia no país. Ele também esteve envolvido em polêmicas com Israel, tendo criticado a forma como o governo israelense conduz o bloqueio a Faixa de Gaza. Carismático e pacífico, Desmond Tutu[bb] é um homem do qual a África e o mundo podem, e devem, se orgulhar.

Para ver: “Reconciling Love: Archbishop Desmond Tutu”, vídeo especial onde Desmond Tutu discursa para a produzido em 2005 pelo canal UCSB.

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

Para ver: Desmond Tutu na cerimônia de abertura da Copa do Mundo 2010 esbanjando simpatia e alegria.

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 14

Latest Images

Trending Articles