DA REDAÇÃO
blog@blogdacomunicacao.com.br
Maior cidade da África do Sul, Johanesburgo tem a maior população do país com 5,3 milhões de habitantes. Ela é também a quarta maior cidade do continente africano. Foi fundada em 1886 com a descoberta de minas de ouro na região e anos depois já atraia pessoas de vários cantos do país. Durante o período do apartheid, a cidade esteve sempre em foco graças a manifestações da população negra e ao massacre de Sharpeville, onde negros foram massacrados por policiais brancos. Joburg, apelido carinhoso da cidade, tem vários pontos turísticos e um aeroporto moderno. Graças ao turismo e ao alto fluxo de estrangeiros, além das indústria, há grande movimentação de dinheiro.
A cidade tem vários pontos turísticos. Um dos locais mais famosos é o Museu do Apartheid, localizado na Favela do Soweto e que emociona ao lembrar do período mais terrível do país. Em Soweto também está a casa de Nelson Mandela, já que foi lá que a maior personalidade do país viveu durante alguns anos. Duas praças históricas também devem fazer parte do roteiro turístico: a Walter Sisulu e a Hector Peterson, esta última em homenagem ao jovem que morreu no massacre de Sharpeville.
Johanesburgo é a única cidade que conta com duas arenas nesta Copa. O principal estádio é o Soccer City, inaugurado em 1986 e reformado especialmente para o maior evento esportivo do mundo. Com capacidade para 91 mil pessoas ele é o palco principal do evento. Lá foi disputada a partida de abertura da Copa entre África do Sul 1 a 1 México e será o local da final do Mundial no próximo dia 11. A seleção brasileira esteve no gramado do Soccer City no dia 20 de junho e venceu a Costa do Marfim por 3 a 1.
O outro estádio de Johanesburgo é o Ellis Park, famoso por ter sediado a final da Copa do Mundo de Rugby em 1995, quando a África do Sul venceu a competição e serviu de mote para a nação arco-íris de Nelson Mandela. O estádio, construído em 1928, tem capacidade para 59 mil pessoas e foi palco da final da Copa das Confederações de 2009, quando o Brasil foi campeão. A arena serviu de sede para oito jogos do Mundial, incluído duas vitórias da seleção de Dunga: 2 a 1 contra a Coreia do Norte e 3 a 0 contra o Chile, e a eliminação da Itália para a Eslováquia na primeira fase.
Veja abaixo um vídeo sobre pontos turísticos de Johanesburgo: