Quantcast
Channel: Blog da Comunicação » Especial BGC – 1 ano
Viewing all articles
Browse latest Browse all 14

IMAGENS DA DÉCADA – PARTE 2

$
0
0

Continuando a série especial “Imagens da Década”, é hora a relembrarmos imagens que marcaram a política[bb] e o cenário internacional nos últimos dez anos. Imagens de fatos que mudaram o rumo de nossas vidas[bb].

O dia em que o mundo parou - Crédito: Getty Images
O dia em que o mundo parou – Crédito: Getty Images

Queda das torres gêmeas: Talvez o fato mais importante da década e um dos momentos mais lembrados da história mundial. O atentando aos EUA no dia 11 de setembro de 2001, matou mais de 3 mil pessoas e mudou os rumos do mundo no combate e na prevenção ao terrorismo.

Palestinos homenageiam Arafat - Crédito: Ibraheem Abu Mustafa/Reuters

Morte de Yasser Arafat: A morte do maior líder palestino, no dia 11 de novembro de 2004, mudou a política no Oriente Médio. Considerado um terrorista no passado, Arafat mudou suas opiniões e reconheceu o estado de Israel. Após sua morte os palestinos se dividiram e enfrentaram conflitos internos.

O ex-ditador Saddam Hussein - Crédito: David Furst/AP

Morte de Saddam Hussein: O ditador iraquiano foi cassado pelas tropas americanas após a invasão no Iraque e preso. Condenado por júri que sofreu forte influência dos EUA, Saddam foi condenado ao enforcamento no dia 30 de dezembro de 2006.

Cinco mil vidas perdidas - Crédito: Getty Images
Cinco mil vidas perdidas – Crédito: Getty Images

A Guerra do Iraque: No dia 20 de março de 2003, os EUA invadiram o Iraque atrás das supostas armas de destruição em massa que Saddam armazenava. As armas nunca foram encontradas e o presidente Bush foi muito criticado. Até hoje os americanos permanecem no Iraque e já armazenaram mais de 5 mil baixas.

Nove anos se passaram e nada de Bin Laden - Crédito: UPI
Nove anos se passaram e nada de Bin Laden – Crédito: UPI

Invasão ao Afeganistão: Retaliando os atentados de 11 de setembro de 2001, o exército americano invade o país no da 7 de outubro de 2001 em busca do Talebã e do terrorista Osama Bin Laden. Hoje, nove anos depois nenhum sinal de Bin Laden e as tropas americanas continuam em solo afegão lutando contra os terroristas.

O primeiro presidente negro - Crédito: Associated Press
O primeiro presidente negro – Crédito: Associated Press

A eleição de Barack Obama: No dia 4 de novembro de 2008, os EUA elegeram o primeiro presidente negro de sua história. Filho de queniano com uma americana, Barack Hussein Obama tomou posse no dia 20 de janeiro de 2009 com alta popularidade mundial. Em novembro de 2009 ganhou o Prêmio Nobel de Paz.

A primeira posse de Lula - Crédito: Agência Brasil
A primeira posse de Lula – Crédito: Agência Brasil

Esquerda no poder: Pela primeira vez na história do Brasil, um presidente de origem humilde e esquerdista chegava a Presidência da República. O ex-torneio mecânico Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse como o 35º presidente do Brasil no dia 1º de janeiro de 2003 e em 2009 atingiu 80% de aprovação, um recorde.

O cara que abalou Brasília - Crédito: O Globo
O cara que abalou Brasília – Crédito: O Globo

O mensalão: Declarações feitas pelo então deputado federal Roberto Jefferson afirmando que deputados recebiam uma mesada para votar a favor do governo, explodiram na política nacional e quase custaram o mandato do presidente Lula. Até agora diversos nomes envolvidos não foram julgados e apenas Jefferson e o então ministro José Dirceu foram cassados.

Festa em Dili - Crédito: Portal G1
Festa em Dili – Crédito: Portal G1

Independência de Timor Leste: No dia 20 de maio de 2002, Xanana Gsmão é eleito presidente timorense e o país conquista de vez a independência de Portugal. A ilha, localizada na Oceania próxima da Indonésia, começou seu processo de independência em 1999, até ser consolidada com a primeira eleição presidencial.

Os irmãos Castro comandam a ilha – Crédito: Cubadebate

O fim de uma era: Após 49 anos de governo, o ditador cubano Fidel Castro deixou o poder devido a problemas de saúde. Em seu lugar assumiu o irmão mais novo, Raul. Considerado um dos maiores líderes e tiranos do mundo, Fidel deixou o cenário internacional, mas ainda atua nos bastidores cubanos.

A seguradora AIG quebrou - Crédito: ABC
A seguradora AIG quebrou – Crédito: ABC

A crise: Em meados de 2008, estoura uma crise econômica nos EUA que se espalha pelos mercados e bolsas de valores mundiais. Bancos e seguradoras americanas começam a falir e são resgatadas pelo governo americano. A crise econômica teve reflexo em centenas de economias pelo mundo e algumas ainda enfrentam problemas até hoje.

O funeral de João Paulo II - Crédito: New York Times
O funeral de João Paulo II – Crédito: New York Times

Morte do Papa: Depois de um papado de 25 anos, João Paulo II morre de causas naturais no Vaticano, no dia 2 de abril de 2005. Sua morte causa comoção mundial, devido ao seu forte carisma. O Papa João Paulo II foi um dos mais populares líderes mundiais, tendo se encontrado com diversas lideranças religiosas e participado de eventos políticos.

Escândalos e mais escândalos - Crédito: O Globo
Escândalos e mais escândalos – Crédito: O Globo

A cara do Brasil: A figura de José Sarney foi a que mais teve destaque na crise do Senado Federal. Recém-empossado presidente do Senado, Sarney viu o mundo desabar a sua volta após inúmeras denúncias de corrupção, nepotismo e abuso de poder. Na Câmara dos Deputados os escândalos foram o castelo de Edmar Moreira e a farra das passagens.

George W. Bush é a decepção em pessoa - Crédito: Getty Images
George W. Bush é a decepção em pessoa – Crédito: Getty Images

O mais impopular: A década de 2000 teve como protagonista o presidente americano George W. Bush, considerado por muitos um dos piores chefes de estado de todos os tempos. Envio seu país para duas guerras e foi responsabilizado pela a crise econômica mundial. Um verdadeiro fiasco.

O presidente chinês Hu Jintao - Crédito: Xinhua
O presidente chinês Hu Jintao – Crédito: Xinhua

O voo do Dragão: Na década de 2000 a China entra de vez para o mundo das potências mundiais e se firma como segunda maior economia do mundo, atrás apenas dos EUA. É sede dos Jogos Olímpicos em 2008 e passa a ter uma economia forte, que cresce cerca de 8% ao ano.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 14