Terceira parte do especial “Imagens da Década”. Hoje vamos apresentar mais 15 imagens de momentos marcantes no mundo da cultura, entretenimento, tecnologia e informática
. No sábado a série chega ao fim com mais 15 fotos inesquecíveis.
Mania mundial: Seriados americanos foram a grande onda da década televisivas pelo mundo à fora. Dezenas de séries de TV conquistaram púbico, audiência e muito dinheiro. Destaque para Lost, que ilustra essa sessão.
Campeão de bilheteria: Após Bem-Hur e Titanic outro filme conseguiu a proeza de ganhar 11 Oscars em um ano: o Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei, que foi um dos campeões de bilheteria nos anos 2000 e conquistou platéias no mundo todo.
Quem quer ser famoso?: No Brasil a moda foram os reality shows, que começaram com Casa dos Artistas, em 2001, no SBT. Depois surgiram na TV Globo, o Big Brother Brasil e No Limite e na Record, a Fazenda. O BBB é todo ano uma das maiores audiências da TV brasileira.
O Rei do Pop: No dia 25 de junho de 2009, morreu um dos maiores gênios da música mundial: Michael Jackson. Polêmico e talentoso, Jackson teve uma parada cardiorespiratória e faleceu em casa após ingerir muitos medicamentos. Ele se preparava para voltar aos palcos. Sua morte causou comoção mundial.
O bruxinho: Ninguém vendeu mais livros nessa década do que a escritora J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter. A britânica começou a escrever a série nos anos 1990, mas só conseguiu publicá-la no começa desta década. A aventura saiu das páginas e também foi um sucesso nas telas do cinema.
Rock Star: O Brasil entrou na rota dos megashows musicais e nos últimos dez anos recebeu grandes eventos. Destaque para o show da banda Rolling Stones na praia de Copacabana que teve mais de 1milhão de público em 2007 e as apresentações de Madonna em 2008, que renderam um namoro com o modelo Jesus Luz.
Era uma vez…: A indústria musical sofreu um baque com a desvalorização dos cd´s frente ao avanço dos donwloads pela internet. Devido as fortes concorrências do DVD e posteriormente do Ipod e do mp3, os cd´s acabaram sendo relegados a segundo plano e muitos encalharam nas lojas.
O passarinho azul: Em poucos meses o site Twitter virou uma febre mundial. O fato de você poder escrever mensagens curtas em apenas 140 caracteres e enviá-las através de celulares e computadores para quem quiser conquistou milhões de pessoas que hoje twittam sem parar.
Jovens milionários: Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, tornaram-se milionários em pouquíssimos anos. O aumento de dinheiro na conta bancária ocorreu porque ambos criaram o Youtube, site que permite o compartilhamento e divulgação de vídeos, que tornou-se um sucesso mundial rapidamente.
Revolução digital: A década de 2000 explodiu as redes sociais. Orkut, Facebook, MySpace e tantas outras integraram jovens (em sua maioria) pelo mundo a fora. Amizades virtuais foram criadas e a tendência que elas durem por muito tempo.
Alta definição e performance: Depois da geração dos games com cartucho e cd´s chegou ao mercado nesta década a geração dos vídeo-games em alta definição com dvd´s e gráficos alucinantes. Sucesso de vendas, Wii, Playstation 3 e X-Box disputam entre si a liderança do mercado.
Revolução musical: O lançamento do Ipod mudou os rumos do mundo da música. Pessoas que antes compravam cd´s em lojas passaram a baixar as mesmas pela Internet e carregar seus aparelhos que também gravam, fotografam, etc.
Como se estivesse no espaço: Poder ver imagens via satélite de qualquer lugar do mundo é algo que apenas funcionários da Nasa podiam ver. Nesta década foi lançado o Google Earth, que permite ver mapas, guias de ruas e cenários via satélite, que viraram febre na Internet.
O pequenino: Chegou ao mercado no final da década os netbooks, uma versão mais “small” do tradiconal notebook. Menor e mais fácil de se carregar em mochilas e bolsas, os netbooks tem tudo para serem sucesso na próxima década.
Sucesso nacional: A década de 2000 marcou a volta dos grandes sucessos de bilheterias dos filmes nacionais. Filmes de vários segmentos e com grandes estrelas da teledramaturgia brasileira lotaram as salas de cinemas. Destaque para Cidade de Deus, que concorreu a quatro estatuetas do Oscar em 2003.